English French German Spain ItalianPortuguese

Apresentação

A XVIII Jornada Internacional de História Antiga e II Jornada Virtual de História Antiga e Medieval, a ser realizada de 23 a 28 de Maio de 2022 terá como tema "Banquetes, Recepção e Hospitalidade no Mediterrâneo Antigo".

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

A temática nos remete a um momento muito especial para a equipe NEA/UERJ que comemora, como nos alertou o Prof. Fabio Faversani (UFOP), o seu processo de maioridade ao mobilizar as atividades do grupo de pesquisa, na elaboração e organização de atividades de científicas relacionadas com a área de História Antiga e Medieval.

O evento também será uma oportunidade para reavaliar toda a trajetória da Equipe NEA UERJ, refletir sobre a formulação de atividades intencionistas em parceria com o Programa de Pós- Graduação de História da UERJ, com a pós-graduação em História do PPGHC UFRJ, da parceria estabelecida com o LEAO/UFRGS ( DCOV nº 20138583/2021 ) liderado
pela Prof.ª Dr.ª Katia Pozzer e da parceria internacional com o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente/ISPSN, Angola, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Inácio Valentin (DICOV nº 22553366/2021) e o contato com Prof. Dr. Sylvain Perrot da Universidade de Estrasburgo, França.

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

Desde o seu início, em 1998, as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo NEA vêm construindo um espaço de debates e diálogos entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem estudos sobre sociedades antigas, visando à apresentação do estado atual de suas pesquisas. O tema "Banquetes, Recepção e Hospitalidade no Mediterrâneo Antigo" nos permite trazer questões como as práticas de sociabilidade nas sociedades mediterrâneas que celebravam a ritualização do contato com o estrangeiro através da comensalidade nos banquetes.

Através do banquete e do vinho os mediterrâneos estabeleceram pactos, tratados, relações de philia e amicitia, solidariedade e ajuda mútua visando minimizar os confrontos ou conflitos gerados pela dificuldade de se viver em um mundo de diversidade e do multiculturalismo e em constante processo de transformação.

A proposta do evento nos leva a estabelecer encontros, contatos em meio ao ritual de reflexão e convívio com o outro, realizar as trocas e reafirmar o consenso e a negociação da convivência. O encontro acadêmico nos permite analisar o poder da ritualização e da tolerância com o outro diante da diversidade de crenças, cultos e costumes e como repensar e estabelecer o contato com as diferentes maneiras de conviver mediante a diversidade tanto na Antiguidade quanto na Modernidade.

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

Clique aqui para compartilhar o cartaz do evento através do Instagram ou Facebook!

Clique aqui para compartilhar o cartaz do evento através do WhatsApp!

Em 2022 a Jornada de História Antiga torna-se a XVIII edição e II Jornada Internacional de História Antiga e Medieval realizada de forma virtual sob a coordenação do NEA/UERJ em parceira com o Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental/LEAO da UFRGS, atendendo ao convênio SEI nº10326041, em processo no DCOV.UERJ.

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

Organização

NEA/UERJ
LEAO/UFRGS
PPGH/UERJ

Conferencistas

  • Maria Cecilia Colombani – Univ. Moron e Univ.de la Plata, Argentina
  • Deivid Valério Gaia – PPGHC – UFRJ
  • Fabio Augusto Morales - UFSC
  • Fábio Vergara Cerqueira – UFPel.
  • Inácio Valentim – ISPSN, Huambo, Angola
  • Marcelo Rede – USP
  • Margarida de Carvalho - UNESP
  • Martin Dinter -  Univ. London College
  • Renata Cazarini de Freitas  - UFF

Em breve divulgaremos a lista completa de conferencistas.

Objetivos

Reunir pesquisadores nacionais e internacionais com fins ao debate sobre sociedades antigas e medievais;

Democratizar o saber produzido na academia disponibilizando ao publico interessado;

Permitir que docentes, discentes e pesquisadores possam apresentar e atualizar o estado atual das pesquisas;

Fomentar a pesquisa em História Antiga, Medieval e suas áreas afins no Brasil.

Programação

As inscrições iniciam no dia 01/02 de 2022 e encerrarão no dia 02/05/2022.

As inscrições de comunicações livres em mesas coordenadas serão gratuitas e ocorrerão em espaço virtual através de plataforma escolhida pela organização do evento.

Serão admitidas propostas de apresentação oral tangenciando o tema: "Banquetes, Recepção e Hospitalidade no Mediterrâneo Antigo".

Serão permitidas apresentações de trabalhos com pesquisadores que possuam pesquisa ativa dentro e fora do Brasil. Os alunos em formação: graduação, mestrado e doutorado, somente apresentarão com anuência e seus trabalhos terão a coparticipação do seu respectivo orientador.

O envio das cartas de aceite será realizado pelo modo virtual até o dia 09/05/2022. O caderno de resumo será publicado no site do evento até o dia 16/05/2022.

Clique aqui para obter mais informações sobre a programação!

Clique aqui para saber sobre a publicação de trabalhos!