A Vila dos Papiros de Herculano e a Renovação do Estudos Epicuristas

 

Rodrigo Conçole Lage*

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Resumo:O presente artigo discute como a publicação dos fragmentos dos livros encontrados numa biblioteca da cidade de Herculano permitiu uma renovação dos estudos referentes ao epicurismo.

Palavras-Chave: Vila dos Papiros; Epicurismo; Filosofia Grega.

 

A chamada “Vila dos Papiros” é uma casa localizada ao noroeste da cidade de Herculano. Ela pertenceu a Lúcio Calpúrnio Pisão Cesonino, sogro do imperador Júlio César. O grande destaque dessa propriedade é o fato de ter sido encontrado uma biblioteca como mais de 1700 papiros carbonizados, alguns falam em mais de 1800, sendo esta uma das mais importantes descobertas.

Devido à brevidade do artigo não poderemos apresentar de forma aprofundada as muitas contribuições promovidas pela descoberta e publicação dos fragmentos dos papiros. Portanto, nos limitaremos a destacar os pontos que consideramos mais importantes e apresentar alguns dos muitos livros publicados sobre o assunto, nenhum deles traduzido no Brasil, para os que desejam conhecer melhor o assunto.

Duas novidades se destacam. A primeira delas é a recuperação dos fragmentos de obras dos mais diferentes filósofos. Alguns bem conhecidos, como Epicuro, cujo número de fragmentos conhecidos aumentou consideravelmente, e Aristóteles. Outros, pouco conhecidos, como Zenão de Sídon, cuja descoberta do Epítome da Condução e do Caráter das Palestras de Zenão, escrito por Filodemo, seu discípulo, nos permite ter um maior conhecimento de suas ideias. Sem contar aqueles que eram totalmente desconhecidos.

Por sua vez, essa redescoberta contribuiu para a reintrodução de alguns filósofos no cânone da filosofia. Devido ao grande número de fragmento, o maior beneficiado por essa mudança foi o epicurista Filodemo de Gadara, mas também iremos encontrar outros nomes, como o epicurista Demetrius Lacon, por exemplo, sendo que alguns deles são de outras escolas filosóficas. Ao mesmo tempo, passamos a ter um melhor conhecimento do Epicurismo e das obras dos mais diferentes epicuristas.

Uma das novidades promovidas por essa descoberta é o fato de terem sido encontrados de trabalhos voltados para o estudo da estética. A descoberta dos fragmentos dos livro do On Poems, On music, On Rhetoric e do On the Good King according to Homer tem contribuído para uma renovação sobre o estudo da estética e, mais especificamente, da teoria poética e musical. Sendo importante se destacar o fato de que, até então, a ideia de um estudo da estética epicurista seria uma coisa impensável.

Um trabalho interessante sobre o tema é o livro Philodemus and Poetry de Dirk Obbink, publicado pela Oxford University Press em 1995. Editora que já publicou alguns livros de Filodemo assim como outro importante estudo sobre seu pensamento, o The Ethics of Philodemus de Voula Tsouna. Importantes também são os muitos livros de Marcelo Gigante, um dos responsáveis pela criação do “Centro internazionale per lo studio dei papiri ercolanesi” (1), que é voltado ao estudo e publicação desses papiros. Dentre suas obras temos: Ricerche filodemee, Filodemo in Italia, Filodemo nella storia della letteratura greca, Catalogo dei papiri ercolanesi, Saggi di Papirologia ercolanese, dentre outros.

Outras áreas do conhecimento como a filosofia da linguagem, a semiótica e a filosofia política também foram beneficiadas com essas descobertas. Ao mesmo tempo, outra novidade é a existência de algumas trabalhos dedicados a História da Filosofia. Obras como o Index Stoicorum e o Index Academicorum, entre outras, nos revelam o interesse pelo estudo dessa área do conhecimento, entre os epicuristas, algo até então desconhecido. Tais trabalhos nos levam a repensar até que ponto o estudo da história da filosofia era uma prática comum entre os filósofos antiguidade e quão pouco conhecemos sobre o assunto. 

Além disso, a redescoberta desses textos nos permite um melhor conhecimento da ética, da filosofia natural e da lógica desenvolvida pela escola epicurista. As áreas da filosofia sobrea as quais tínhamos, até então, um maior conhecimento. Por fim, devemos salientar o fato de que nem todos os textos descobertos são referentes à filosofia, o que torna essa descoberta relevante para o estudo de outras áreas do conhecimento.  Esses papiros, por mais fragmentários que estejam, nos levam a refletir sobre quão pouco conhecemos a cultura grega e como a descoberta de novos textos pode nos levar a reformular tudo aquilo que julgávamos ser verdade. O estudo desses papiros é obrigatório para um melhor entendimento do que foi o epicurismo e de quais eram suas ideias.


Notas
(1) O Centro possui uma página na internet. Disponível em: <http://www.cispe.org/en>.

Bibliografia
Gigante, M. (1990), “Los papiros de Herculano hoy”, Estudios clásicos 98:49-78. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6925>.

Martínez, M. (2003), “La Poética de Filodemo de Gádara: estado de la cuestión”, Itaca: quaderns catalans de cultura clàsica 19:115-126. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1386717>.

Monet, A. Philodemus: une bibliographie des principales oeuvres de Philodème de Gadara. Disponível em: <https://bsa.univ-lille3.fr/philodemus.html>.

 

Rodrigo Conçole Lage * - Lattes

Possui graduação em História pelo Centro Universitário São José de Itaperuna
Especialista em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Professor de História na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)