English French German Spain ItalianPortuguese

 
 
 
 
 
 
 

Informações Gerais

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) torna público o Edital, com normas, rotinas e procedimentos para ingresso no curso de Especialização Em História Antiga e Medieval (CEHAM), turma que inicia no primeiro semestre do ano 2024, para portadores de diploma de Ensino Superior (IES), recomendada pelo Conselho Nacional de Educação.

O curso destina-se, preferencialmente, aos portadores de diploma de curso de graduação plena ou de curso superior de formação específica em Ciências Humanas e Ciências Sociais emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou recomendada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Serão oferecidas 40 vagas. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

Clique aqui para baixar a lista com o resultado final do processo seletivo!

Clique aqui para baixar a lista de alunos aptos para a matrícula!

Clique aqui para baixar o cronograma para realização das entrevistas

Clique aqui para acessar ao formulário de inscrição no Processo Seletivo!

Clique aqui para obter informações sobre o cronograma e andamento do Processo Seletivo!

Do período e local para as inscrições no Processo Seletivo

Clique aqui para acessar ao formulário de inscrição no Processo Seletivo!

Atenção!

Para se inscrever no processo seletivo será necessário fazer login com uma conta Google.

Observações

Todos os documentos listado no Edital de Seleção 2024 (Prorrogação) devem ser digitalizados em formato PDF e anexados durante o processo de inscrição on-line, para fins de conferência junto à Coordenação do Curso.

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar, adicionalmente, cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

A documentação dos candidatos não aprovados e/ou não classificados ficará à disposição para devolução, a partir do fim da Seleção, pelo prazo de trinta (30) dias, findo o qual será descartado.

Resumo da lista de documentos obrigatórios para a inscrição

a) 03 (três) fotos 3x4 coloridas, de data recente;

b) Cópia e original de: Carteira de Identidade, CPF e certificado militar para candidatos do sexo masculino;

c) Cópia frente e verso do Diploma e do Histórico da Graduação;

Obs.: Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena. Cópia do Histórico Escolar completo da graduação plena com a data de colação de grau;

c.1) Cópia do histórico escolar da graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item c.

d) Os candidatos portadores de diploma de instituições estrangeiras deverão apresentá-lo validado.

e) Curriculum Vitae em modelo Lattes/CNPq com foto.

Atenção!

Os candidatos que desejarem concorrer pelo sistema de cotas estabelecido na Lei Estadual n 6914/2014 devem observar as orientações e cumprir as exigências prescritas no Edital de Seleção 2024.

Clique aqui para baixar os anexos necessários para candidatos ao sistema de cotas!

Clique aqui para baixar o Edital de Seleção 2024e ter acesso a lista completa dos documentos necessários para inscrição no Processo Seletivo!

Clique aqui para acessar ao formulário de inscrição no Processo Seletivo!